Institucional

HISTÓRICO ACEP


Fundada em 1984, após a participação de alguns líderes no Simpósio Regional sobre Alternativas para a região sudoestina, realizado em Francisco Beltrão, a Associação Comercial e Industrial de Planalto, teve como primeiro presidente o Sr. António Alfredo Martins de Mattos, que ficou frente à Associação por dois anos. Na época existiam duas mensalidades: uma para participar da Associação e outra para usar o SPC que era o principal serviço da entidade. Para fazer parte do quadro de associados, as empresa pagavam uma jóia com valor estipulado pela diretoria. Em sua gestão eram realizados eventos em parceria com a Igreja Matriz.
Em 1986 o presidente solicita o desligamento do cargo, ficando o vice-presidente Sr Olivio José Casagrande, o responsável pela entidade. Foi nesta gestão que a Prefeitura Municipal doou para a entidade 01 lote para construção da sede própria.
Na gestão de 1987, o presidente Sr Jurandir Alievi, pede demissão do cargo por motivo de mudança de município, ficando o vice-presidente Sr Ademir Schiavo o responsável pela entidade, onde após alguns meses pediu afastamento do cargo por motivos políticos. Até a próxima eleição para nomear outro presidente, o vice-presidente Sr Sérgio Mombach assumiu os serviços temporariamente. Onde em dezembro de 1988 foi nomeado como presidente o Sr Nimésio Hertal.
Em 1990 tendo como presidente o Sr Nelson Luersen, a Associação realizou a 2ª Festivendas. Em 1992 o presidente pede afastamento assumindo temporariamente seu vice-presidente Sr Elvádio Pedrotti.
Em 1993 toma posse o Sr Nimésio Herthal que realizou em seu mandato a 3ª Festivendas, além de um treinamento com o Sebrae, sobre “Chefia e Liderança” e um jantar empresarial.
Em 1994 o Sr Elvádio Pedrotti assume como presidente onde em parceria com a APAE realiza a festa junina. É reeleito novamente em 1998 onde a entidade desenvolve algumas atividades como: mobilização da campanha do agasalho, parceria no Passeio Ciclístico, Curso de Marketing, parceria na Expofeira, Festivendas e Convênio CIEE. Em sua gestão ocorre a informatização do SPC passando a ser nacional e não mais regional.
Em 2001 com a posse do Sr Rafael Sonda, várias atividades continuaram a ser desenvolvidas, como: convênio com Pequenas Causas, parceria Expofeira onde a ACEP fez o porco no rolete, parceria no passeio ciclístico, Festivendas, cursos diversos como o Dale Carnie, 1ª edição da lista telefônica, reforma da sala e mobiliário da ACIP, Proe, parceria na abertura da turma na faculdade com o curso a distância Informática Empresarial.
Na gestão 2004/2006, a entidade atualiza seu estatuto passando de Associação Comercial e Industrial para Associação Comercial e Empresarial, onde contou como presidenta a Sra Clenir Regina Armani Sonda, que em sua gestão criou o departamento jurídico, a planilha de orçamento familiar e empresarial, fechou parceria com a designer de interiores Keila Menezes, organizou a 2ª edição da agenda telefônica e em dezembro em comemoração ao natal montou o trenó do Papai Noel, onde diretores e colaboradores visitavam as empresas sócias para entregar uma lembrança de natal.
Em 2007 assumiu como presidente o Sr. Edson Schlosser que trabalhou com as promoções: Dia das Mães, Criança Feliz, Papai Feliz, Festivendas, Natal Premiado, Gincana de Motos, Baile do Município em parceria com a Prefeitura realizou a Expofeira, trouxe cursos com o Instituto Ágape Brasil onde os alimentos recolhidos foram doados a casa lar de Planalto, parceria Pet Cursos, Sebrae Etinerante, participação na Feira do Empreendedor, além do Plano de saúde com a Unimed.

De 2010 a 2012, a entidade teve como seu presidente o Sr Vanderlei Copini, empresário que havia se estabelecido recentemente na cidade. Seu mandato foi até 2012 onde muitas mudanças aconteceram fazendo com que a entidade crescesse um pouco mais a cada ano. Neste ano a entidade se localizada nas dependências do antigo prêdio da Prefeitura onde tinha uma sala cedida sem custo para realizar seus trabalhos em prol das empresas.  A partir desta gestão a Associação Comercial mudou-se para um espaço mais estruturado locado na avenida, com sala de reuniões, cozinha, banheiro. Nesta gestão também foi trabalhado fortemente com o Programa Empreender onde foram criados alguns Núcleos setoriais.

De 2012 a 2014 o presidente da entidade foi o Sr Gilberto Furlan que em sua gestão também concretizou um grande marco: a construção da sede própria da entidade no terreno sedido a anos pela Prefeitura Municipal. O prêdio de dois pisos foi construído onde a entidade trabalha no primeiro andar e em baixo a sala foi alugada. a estrutura comporta uma sala de cursos para quarenta pessoas, uma sala de reuniões para onze pessoas, uma secretaria com espaço amplo para atendimento, uma sala menor, além dos banheiros e da cozinha. Nesta gestão foi realizada a Expofeira onde a ACEP se reponsabilizou pelos contratos dos stand´s.

De 2014 a 2016 o presidente da entidade foi o Sr Luiz Carlos Zaneltin também realizou várias atividades como Campanhas de Páscoa e Mães, Campanha de Natal, trouxe no dia das crianças o trenzinho onde foi elaborado a Campanha Compre no comércio local. Foi trabalhado o Programa Varejo Mais em Ação com o Sebrae, formado uma turma do EJA onde a ACEP cedeu a sala de cursos para assim estar oportunizando aos colaboradores das empresas locais o término de sua formação, realizado a 1ª Semana Empresarial da entidade e trabalhado uma carreata com Papai Noel em dezembro para renovar o espírito natalino desejando boas compras a comunidade.

De 2016 a 2018 o presidente da entidade ficou a cargo do Sr Luis Fernando Luersen